Gente, eu acho esse assunto tão importante, mas tão poucas pessoas estão sabendo… Pra mim pode ser equiparado como se fosse o Salão do Móvel realizado em Milão.

A nossa cidade, Florianópolis, foi escolhida para sediar o maior evento de design do Brasil – a V Bienal Brasileira de Design, que será realizada de 15 de maio a 12 de julho e a Bienal Brasileira de Design terá como tema “Design para todos”. Floripa vai “respirar design” durante o período de realização da Bienal. Exposições, seminários, workshops, ciclos de palestras, semanas acadêmicas, lançamentos de vídeos, lançamentos de livros, cursos, intervenções, feiras e concursos movimentarão a cidade, realizadas por diversos atores.

O objetivo da BBD (Bienal Brasileira de Design) é mostrar o melhor da produção de design nacional, aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia-a-dia e promover a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no país.

O tema “Design para todos” quer mostrar bons projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, capacidade ou background cultural, dentro do chamado design acessível ou design universal. Estão incluídos também produtos voltados para as faixas da população emergentes economicamente e projetos destinados ao uso coletivo. Não é o máximo?

Desde a primeira edição na capital paulista, em 2006, a Bienal vem ganhando expressividade. A primeira edição, realizada em 8 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera, reuniu 35 mil visitantes, que puderam conhecer 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes. Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema “Diversidade Brasileira”. Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão das eleições gerais que vão mobilizariam o País em 2014.

Uma dos pontos que eu acho super interessante é que todos podem ser protagonistas desta historia participando com seu projeto. No site da BBD a organização elaborou um formulário e os interessados podem inscrever seu projeto. As propostas devem ser enviadas até 06 de março de 2015 por meio do link ao final da página. As sugestões que forem aceitas receberão a chancela da Bienal e constarão do guia e do site do evento. Não é legal?

A Bienal vai se estender por toda a cidade de Florianópolis, com mostras em locais como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC), o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catrina (FIESC) e em espaços abertos. Um Seminário Internacional vai marcar a abertura do evento e outros acontecerão ao longo dos dois meses de duração da Bienal.

 

As exposições são:

  1. PARA MELHORAR A VIDA
  2. OS MAKERS E A MATERIALIZAÇÃO DIGITAL
  3. CRIAÇÃO CATARINA
  4. MEMÓRIA: LBDI
  5. CARTAZES
  6. PALÁCIO DO POVO

Conheça melhor sobre cada uma destas exposições acessando o site da BBD 

ESPAÇOS EXPOSITIVOS

Veja no mapa de Florianópolis a localização dos espaços expositivos

 

mapa_bienal

MAPA DAS EXPOSIÇÕES EM FLORIANÓPOLIS

 

POLOS INDUSTRIAIS DO DESIGN EM SANTA CATARINA

POLOS INDUSTRIAIS DO DESIGN EM SANTA CATARINA

 

A Casa Cor Santa Catarina está entre os eventos que acontecerão paralelamente a Bienal, podendo ser visitada de 29 de maio a 12 de julho nas cidades de Florianópolis e na Praia Brava em Itajaí. Sua sede na capital – um prédio histórico situado no bairro José Mendes – vai abrigar também a exposição Contém Design, focada no design de mobiliário, que vai reunir lançamentos, protótipos, peças únicas ou de séries limitadas assinadas por grandes nomes do design nacional.
Período: 29 de maio a 12 de julho
Local:
Florianópolis – Futura unidade SESC José Mendes
Rua José Maria da Luz, 163, José Mendes
 Praia Brava-Itajaí – Condomínio Riviera Concept
Av. Osvaldo Reis, 3.385, Praia Brava

 

CASA COR SANTA CATARINA

CASA COR SANTA CATARINA

 

Gostaria de citar uma empresa que amo trabalhar e que vem desde 2012 promovendo o chamado Movimento Design Contemporâneo Brasileiro, é a Loja 4 Elementos.

Referência em móveis de alto padrão, a loja representa com exclusividade em Santa Catarina, marcas consagradas como Artefacto, Kartell, Wallpaper e Decameron.

Valorizando a criação brasileira, a 4 Elementos, que já tem a inovação em seu DNA, promoveu os ciclos de palestras e apresentou ao público e profissionais da arquitetura e decoração os mais belos trabalhos criados no país e premiados mundialmente pelos designers nacionais consagrados: André Cruz, Aristeu Pires, Carlos Motta,  Guilherme Torres,  Jader Almeida,  Lattoog,  Marcus Ferreira,  Paulo Alves,  Pedro Mendes e  o  querido Sergio Rodrigues que não se encontra mais entre nós.

 

Marcus Ferreira, André Cruz, Kelyne Bins de Marco (4 Elementos), Jader Almeida e Paulo Alves no Movimento Design Contemporâneo Brasileiro. Os poderosos designers brasileiros com a proprietária e mentora do movimento da 4 Elementos

Marcus Ferreira, André Cruz, Kelyne Bins de Marco (4 Elementos), Jader Almeida e Paulo Alves no Movimento Design Contemporâneo Brasileiro. Os poderosos designers brasileiros com a proprietária e mentora do movimento da 4 Elementos

Eu e minha sócia Priscila Koch com os feras designers nacionais Jader Almeida, André Cruz, Paulo Alves e Marcus Ferreira

Eu e minha sócia Priscila Koch com os feras designers nacionais Jader Almeida, André Cruz, Paulo Alves e Marcus Ferreira

 

Fonte:

http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/home

https://www.facebook.com/BBD2015Floripa

http://www.loja4elementos.com.br