Dia das crianças. Todo dia é dia, toda hora é hora de saber que esse mundo é seu…. diz uma canção já antiga,  na mais perfeita tradução do universo infantil. Sim, o mundo pertence mesmo às nossas crianças e todos os dias também são seus. Mas 12 de outubro é especial. É quando reinam soberanas em seus castelos imaginários, no porto seguro chamado lar!  Vamos nos juntar à elas  para comemorar e  brincar?

No Brasil, o Dia das Crianças foi criado em 1920 pelo então deputadofederal Galdino do Valle Filho e oficializado com a data de 12 de outubro pelo presidente Arthur Bernardes. Mas foi somente em 1960 que começou a ser comemorado, e claro que tudo passou a ficar mais divertido. Porque comemorar é marcar, é guardar na memória, é celebrar. Presentes, brincadeiras, surpresas e guloseimas. E quem não vira criança diante da magia que envolve este dia? Está aí uma deliciosa oportunidade de transformar sua casa em um grande playground para curtir  com a garotada. Se até pouco tempo atrás, para brincar ao ar livre pais e filhos precisavam buscar praças e parquinhos públicos, hoje a diversão pode ser em domicílio. Os condomínios residenciais de alto padrão entregam áreas de lazer apropriadas para a convivência familiar. Os espaços amplos, pensados para as crianças de apartamento, resgatam o conceito da infância de quintal. Playgrounds abertos, quadraspoliesportivas, brinquedotecas, jardins, pomares e pistas de skate. Um universo infantil inteiro em casa! Infância que é infância tem que ter um bicho de estimação, um joelho arranhado, uma plantinha pra cuidar, livros para ler, uma bola para chutar, uma casinha de boneca e espaço, muito espaço. Atividades culturais e educativas, exercidas de forma lúdica, também são ótimas pedidas para diversão e formação dos nossos futuros cidadãos.

 Dia das crianças em casa. Aproveite o espaço infantil do condomínio

  • Cinema cult em casa.  Reserve o cinema do condomínio, selecione um Blue Ray e chame os amiguinhos. Pipoca e guloseimas não são novidades para uma sessão divertida, mas, que tal depois do filme pedir para a criançada desenhar a cena ou o personagem do filme predileto? Aproveite um corredor ou uma sala para montar uma exposição no estilo de um varal literário. Faça etiquetas com o nome da obra e do artista mirim e grude ao lado de cada uma. Registre a exposição de artes com muitas fotos!

 

  •  Que tal trazer os super heróis para uma tarde de aventuras no playground do condomínio? Crie um roteiro junto com as crianças e deixe que eles  interpretem a estória com seus personagens. O parquinho projetado pela arquiteta Dani Silva, traz de volta o conceito da infância de quintal, com casa na árvore e brinquedos de madeira. Cenário perfeito para o imaginário infantil correr livre e solto!

 

espaço infantil .Parquinho Dani Silva

  • Feira de brinquedos. A brinquedoteca pode ser palco para uma bela feira de troca de brinquedos entre as crianças do condomínio. Uma maneira de estimular o consumo colaborativo, de exercitar o desapego e também de socializar. Transforme o dia das crianças em um dia de integração infantil.

espaço infantil dicas para o dia da criança Brinquedoteca Address

Mas se a idéia é sair para comemorar, vamos lá! Assim como os condomínios, os estabelecimentos comerciais também ampliaram suas opções para o entretenimento das crianças. Lojas, restaurantes, shoppings e casas de festas se voltaram para o publico infantil e oferecem espaços kids que dá vontade de voltar no tempo para brincar feito criança. E por que não? A Double K selecionou três projetos, todos no Rio de Janeiro, com propostas bacanas para a diversão das crianças e alegria dos pais.

  • Dance, dance! Uma casa de festa infantil é perfeita  para uma tarde à fantasia. Convite os amiguinhos e deixe bem claro: só entra fantasiado! Selecione uma play list animada e coloque os pequerruchos pra dançar. Divirta-se com eles!  Vale até um concurso para eleger a fantasia mais original, não vale?  A Animason  tem  uma decoração moderna e uma pegada urbana para festas cool.

espaço infantil casa de festas Animasom dicas para o dia da criança

  • Café da manhã no quintal. Transforme o dia das crianças em uma experiência de aprendizado, com atividades ao ar livre, contato com animais e o melhor de tudo:  integração com a família. Espaços como o Centro Cultural Goiabeira Coisa & Tal, são inspiradores, não são?

Goiabeira Coisa & Tal espaço infantil para festas e recreação dia da criança

  • Queremos shopping! Ok, afinal o domingo é deles. Os espaços infantis trazem brinquedos e atividades cada vez mais interessantes. Entre no clima e junte-se às crianças para explorar o incrível universo particular do seu filho! Olha que bacana as brincadeiras que o Barra Kids oferece.

E agora, é só brincar. Feliz dia das crianças!