O banho relaxa e renova as energias, mas no Inverno o frio atrapalha este momento de prazer e bem-estar. É na hora de tomar banho que geralmente sentimos mais frio. Para deixá-lo mais aconchegante, existem soluções térmicas para projetos de banheiros. Algumas bem simples e de baixo custo, outras mais complexas, mas todas eficientes quando o objetivo é não passar frio. O seu banheiro é preparado para o inverno?

Os pisos térmicos podem ser instalados em toda a residência, inclusive nos banheiros, incluindo dentro do box. Ao sair do chuveiro ou da banheira a pessoa irá pisar numa superfície aquecida ao invés do chão gelado. É um sistema de cabos calefatores elétricos  revestidos em Silicone, de alto rendimento e baixo consumo de energia, aplicadas no contrapiso. Existem vários tipos, inclusive com aquecimento através de água de caldeira, outros elétricos e com serpentinas.

Banheiro preparado para o Inverno

DETALHE COMO O PISO AQUECIDO FICA DENTRO DO CONTRA-PISO DA MINHA PARCEIRA HOTFLLOR

O sistema de calefação por cabos possui um termostato que não o deixa aquecer demais. Não existe risco algum de queimar o pé, não estraga, a durabilidade é alta, com garantia ilimitada, e é super seguro. Gasta cerca de um terço do consumo de um ar condicionado quente.

Para mim, mesmo que em Florianópolis não seja tão frio quanto na Europa, onde o piso térmico é bastante utilizado, pode-se lançar mão deste recurso de aquecimento. Sugiro instalar nos ambientes e áreas de maior circulação. Não é necessário instalar no quarto todo. Pode-se colocar ao redor da cama e nos caminhos que os moradores mais percorrem.

Este recurso pode ser previsto durante a fase de projeto da residência ou depois de pronta. Neste caso, é preciso quebrar o contrapiso. Alguns tipos de revestimentos deixam o piso mais aquecido, ou pelo menos criam uma sensação visual mais aconchegante. Como o feito de PVC que tem aparência de madeira, é mais quente que o de cerâmica e pode ser molhado sem risco de estragar, podendo assim chegar até em frente ao box.

Para quem não quer aquecer o piso, dentro do box, sugiro o deck de madeira tratada, como o pinus autoclavado. Nas áreas secas, invista em tapetes grossos e felpudos.

Box até o teto  é outra forma de deixar o banho mais quentinho e evitar o excesso de vapor de água no banheiro é projetar o box até o teto. Meus projetos possuem essa solução em quase 100% deles.

Banheiro preparado para o Inverno

PROJETO DE KARLA SILVA ARQUITETURA E INTERIORES | BOX ATÉ O TETO

Banheiro preparado para o Inverno

KARLA SILVA ARQUITETURA E INTERIORES | BOX ATÉ O TETO

Toalheiro elétrico também está presente em quase 100% dos meus projetos . Já pensou em sair do banho e se secar em uma tolha seca e quentinha? O toalheiro elétrico proporciona esta sensação de bem-estar. Nos banheiros mais compactos, ou nos que não possuem uma tomada sobressalente, pode-se optar por um de chão, que possui rodinha e pode ser transportado para outra área do banheiro – próximo à banheira, por exemplo – ou para outros ambientes da casa.

Banheiro preparado para o Inverno

PROJETO KARLA SILVA ARQUITETURA E INTERIORES | TOALHEIRO TÉRMICO

Banheiro preparado para o Inverno

TOALHEIRO TÉRMICO PORTÁTIL

As lâmpadas também influenciam na temperatura dos ambientes. Uma forma de manter o banheiro mais quente é optar pelas incandescentes ou pelas halógenas. E ai? Seu banheiro está preparado para o inverno?

 

Quer saber mais dicas para o inverno? Acesse esse nosso post sobre lareiras.

 

Bom banho!!!