Os rodapés ganharam destaque dentro de casa.
Servem para dar acabamento a pisos e paredes, escondem imperfeições, cobrem fios e protegem as paredes, além é claro de ser um elemento decorativo.
São várias as opções de acabamento que devem ser escolhidas de acordo com o estilo da sua casa. Lisos, com negativos, frisos, retos ou arredondados os rodapés criam um visual mais clean ou mais requintado.

 

20462_2_zoom_20

Rodapé Clean

Rodapé Clean

Rodapé Clean

 

Os rodapés mais comuns têm altura de 7 cm, pois é o tamanho padrão encontrado por aí. Mas esse tamanho varia muito e já é comum em muitos projetos usarmos rodapés de 45cm.

Os rodapés de madeira ou MDF são feitos em marcenaria de acordo com a altura e acabamento que o cliente preferir, na instalação são pregados na parede e depois pintados. Geralmente com tinta branco acetinado. O MDF é uma ótima opção por ser mais liso que a madeira e por isso não precisa ser todo emassado antes da pintura, apenas as pequenas imperfeições. Os acabamentos dos rodapés devem ser muito bem feitos.

Rodapé Santa Luzia

Rodapé Santa Luzia

Uma nova opção são os rodapés em EPS (poliestireno extrusado) que são muito resistentes, fáceis de aplicar, não empenam, não mofam, não apodrecem, além de serem totalmente imunes a cupim e na maioria dos casos não precisa pintar.
Santa Luzia é empresa pioneira e líder na produção de perfis em EPS a partir da reciclagem de isopor e PET, 98% da matéria-prima do produto é reciclada do poliestireno expandido (isopor) e do poliestireno de alto-impacto. Ambos, materiais que demoram séculos para se decompor.

Projeto Address Granja Vianna by Double K Arquitetura e Interiores

Projeto Address Granja Vianna by Double K Arquitetura e Interiores

Algumas dicas na hora de escolher seu rodapé:

– Dica econômica de aumentar o rodapé sem precisar gastar tanto é aproveitar o que tem e colocar uma faixinha mais acima (escolha qual a altura que você gostaria que seu rodapé tivesse e instale a faixa) e pinte do rodapé até o final da faixa de uma única cor e a parede de outra. Isso dá um aspecto de rodapé alto, porém econômico.

– Rodapé muito alto pode dar a sensação de que o pé direito diminuiu; 

– Confira a altura das tomadas para que o rodapé fique mais baixo ou então mais alto e recortá-lo para encaixar a tampa das tomadas.

– Se escolher rodapés de madeira certifique-se que não irão empenar e que estão bem presos à parede.